bootstrap table

Seminários - Think Tank


Joaquim Alonso é Engenheiro Agrónomo, Mestre em Planeamento (UTAD) e Doutor em Gestão de Informação - SIG pela UNL-NOVAIMS. Assistente na UTAD (1995 a 1998), bolseiro da FLAD na Universidade de Illinois (EUA) (1998) e Professor Adjunto do IPVC colaborando com outras universidades (UC e USC). É responsável pela Unidade de I&D+i em Geoinformática e Análise de Sistemas Ambientais (desde 2000), membro do CIBIO-InBIO.UP, e colabora ainda na Unidade ProMETHEUS. Coordenou e participou em 68 projectos nacionais e europeus de gestão, análise e modelação de dados espaciais em SIG/IDE para a inovação de processos e inteligência territorial, associada à (co)orientação de doutoramentos, mestrados e licenciados bem como à produção de dezenas de artigos científicos e relatórios técnicos.

Unidade de Investigação proMetheus
As futuras atividades da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade, proMetheus, pretendem gerar conhecimento, projetar e implementar novas soluções a partir dos seguintes objetivos de investigação: i) desenvolvimento de novos materiais para aplicação em tecnologias sustentáveis de produção e armazenamento de energia, com especial ênfase em materiais cerâmicos para aplicação em células de combustível de óxido sólido, conhecidas pela alta eficiência elétrica e térmica; ii) desenvolvimento de tecnologias para reciclagem e reutilização de materiais e/ou resíduos industriais; iii) desenvolvimento e aplicação de materiais de construção ecológicos promotores de sistemas eficientes de energia; iv) design sustentável de edifícios e infraestruturas; vi) inovação em (eco)tecnologias para tratamento de água e solo, recuperação e valorização de materiais, bem como de (bio)energia a partir de biomassa e resíduos; viii) análise de sistemas socio- ambientais de gestão de recursos (naturais) e avaliação de serviços (de ecossistema) para implementação, acreditação e governança de sistemas de gestão ambiental usando sensores, sistemas de informação (espaciais), redes digitais e e-infraestruturas de investigação.

Pedro Pinto é licenciado em engenharia eletrotécnica pela UTAD. É atualmente o diretor tecnológico da InnoWave Technologies Group, na qual se foca em soluções de inteligência artificial e Internet of Things. Dedica-se diariamente ao estímulo das competências de empreendedorismo das equipas de consultores que lidera, desafiando-os a mudar vidas através da inovação. Possui mais de 16 anos de experiência na gestão de equipas de desenvolvimento de produto e deI&D. Conta ainda comv várias participações em convenções ligadas ao futuro da tecnologia. Foi fundador da Yubuy Fast S. A. E membro da direção da Though Creator.

Sobre a InnoWave
A InnoWave Technologies, SA (InnoWave) é uma empresa de tecnologia e serviços de TI, com especialização em sistemas BSS (CRMeBilling), sistemas OSS (Network Provisioning e Service Fulfillment) e serviços e produtos multimedia (TV interativa, aplicações móveis, Smart-quiosques).
A InnoWave tem uma forte vocação internacional e está comprometida com a inovação contínua para que os seus clientes possam beneficiar de “Soluções que simplesmente funcionam”.
Com sede emLisboa, e com um escritório em Bruxelas, na Bélgica, a InnoWave aplica um modelo de prestação de serviços globais com clientes e projetos em vários países europeus, América e Ásia.

Joana Xavier Licenciatura em Comunicação Social (UCP) e Mestrado em Marketing (ISCTE). Trabalha na Valorsul desde 2001. Atualmente é responsável pela área de comunicação e sensibilização.

SobreaValorsul
A Valorsul tem como missão implementar e gerir um sistema integrado, tecnicamente avançado, ambientalmente correto e economicamente sustentável, para tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste de Portugalprocurando como resultado final incutir inovação, competência e eficiência nas suas atividades, com o objetivo da obter os melhores resultados.

Luísa Magalhães é Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido, com a aprovação da dissertação da tese em Tratamento Biológico para os efluentes gerados numa empresa produtora de vinhos do Porto.
Em setembro de 2002, integrou os quadros da empresa Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente nas áreas da inovação, e-learning, empreendedorismo, agricultura e ambiente.
Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa.
Em outubro de 2005, inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova, desempenhando funções técnicas de apoio aos projectos de intervenção, comunicação e informação.
Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva do Smart Waste Portugal - Business Development Network.

Sobre a Smart Waste Portugal
A Associação Smart Waste Portugal é uma pessoa coletiva sem fins lucrativos. O seu objeto é:
- Contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da área dos resíduos;
- Dinamizar ações que valorizem a cooperação entre as entidades com atuação na área dos resíduos;
- Promover e apoiar atividades e projetos dos seus Associados que contribuam para a prossecução do objeto da Associação Smart Waste Portugal. 

Ana Pires é doutorada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora associada do centro de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. É também autora de mais de 45 artigos científicos internacionais e nacionais, comunicações, livros e capítulos de livros. Foi a vencedora do prémio PORDATA 2016 com o indíce de hierarquia dos resíduos. Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento de metodologias de gestão sustentável dos resíduos e recursos. Outros interesses de investigação são o comportamento para a reciclagem e o lixo marinho.

Centro de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
A missão do MARE é procurar a excelência no estudo dos ecossistemas aquáticos e disseminar este conhecimento para apoiar as políticas de desenvolvimento sustentável.
Esta missão é concretizada através da investigação científica, educação, transferência de conhecimento e de tecnologia para o setor produtivo e divulgação de Ciência, desenvolvidas em redes de colaboração estabelecidas ao nível regional, nacional e internacional.

Ricardo Ramires é licenciado em Engenharia Electrotécnica e desempenha funções na Siemens Healthineers como Service Operations Manager.

Siemens Healthineers
At Siemens Healthineers, we enable healthcare providers to increase value by expanding precision medicine, transforming care delivery, improving patient experience, and digitalizing healthcare.
Healthcare providers around the world have long relied upon our engineering excellence – leading-edge, high-quality medical technology across a broad portfolio. Our solutions touch an estimated five million patients globally every day1 and help hospitals to continuously improve their clinical, operational, and financial outcomes.
Data is at the heart of what we do. We now consolidate the unprecedented volume of data and insights derived from our installed base of over 600,000 running systems worldwide and turn them into leading-edge enterprise and digital health services. This uniquely positions us to move the business of healthcare forward by helping our customers realize new opportunities.
Partnerships are built on people. With Siemens Healthineers there is no team more committed and more connected than we are to realize success together with our customers.

Joana Resende é doutorada em Economia e Ciências de Gestão pela Université Catholique de Louvain, em co-tutela com a Universidade do Porto. Desde 2009 é Professora Auxiliar na FEP (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), onde leciona diversos cursos nas áreas de Microeconomia, Organização Industrial e Métodos de Investigação. É investigadora integrada do cef.up (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto) desde 2007. Atualmente, é diretora de investigação do grupo de Teoria e Métodos do cef.up.
Os seus principais interesses de investigação incluem diversos temas, entre os quais se destacam duas linhas:
• Economia digital (o estudo de novas dinâmicas concorrenciais e interação estratégica na era digital, estratégias de pricing em indústrias de rede e two-sided platforms);
• Mercados de energia (design de mercado, regulação económica, modelos de negócio emergentes na era da geração distribuída).
Conta com uma vasta experiência em projetos científicos e académicos, tendo integrado diversas equipas de investigação nacionais e internacionais. A sua investigação foi publicada em jornais académicos de referência nas áreas da Economia e Gestão, como por exemplo: Marketing Science; International Journal of Industrial Organization; Journal of Mathematical Economics; Journal of Public Economic Theory; Energy; Information, Economics and Policy. 

Moderadora dos seminários do dia 5 de Junho


António Coelho é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Leciona diversas disciplinas nas áreas da Computação Gráfica, da Programação e dos Jogos Digitais. É ainda diretor do Programa Doutoral em Média Digitais na Universidade do Porto e membro do Conselho Consultivo do MIL (Media Innovation Labs) onde coordena o DMLL (Digital Media Learning Lab).
É também Investigador Sénior do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, sendo atualmente o coordenador da área da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da Computação Gráfica, dos Jogos Sérios e dos Sistemas Geoespaciais.  

Abrirá os seminários do dia 5 de Junho

Raul Moreira Vidal é Professor Emérito da U.Porto e Professor Jubilado da FEUP. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela FEUP, em 1972; M.Sc e Ph.D, em 1974 e 1978, respetivamente, pelo UMIST, Manchester. À data da Jubilação, ocorrida a 6 de junho de 2017, era Diretor do DEI (Departamento de Engenharia Informática) da FEUP e Professor Associado desse departamento, integrado na área disciplinar e de I&D de Engenharia de Software.
Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo do MIL - Media Innovation Lab da U.Porto, Coordenador desde 2016 das Relações com os Alumni FEUP, Membro Convidado do Comité de Tecnologia da Efacec, Membro Honorário da CS03 - Comissão Sectorial para as Tecnologias da Informação - do Conselho Nacional de Qualidade e Vogal do Conselho Disciplinar Regional da Ordem dos Engenheiros. É Life Senior Member do IEEE, Membro do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie-Mellon e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática) desde 1972. Foram muitas as suas atividades de coordenação pedagógica e formação profissional ao longo da longa carreira. Foi o dinamizador e coordenador do processo de criação do MEEC da FEUP em 1986. Dinamizador e coordenador do processo de reformulação do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica da FEUP em 1987. Dinamizador e coordenador do processo de criação da LEIC da FEUP em 1992/1993. Coordenador da edição do MEEC realizada em 1990/1991 na Universidade da Madeira. Dinamizador do processo de criação da Licenciatura de Engenharia de Sistemas e Computadores na Universidade da Madeira, em 1994, de que foi coordenador pedagógico até 1998. Experiência na coordenação de pós-graduação e de atividades de formação contínua e formação profissional, na FEUP, no período de 1983 a 1999.
Foi o Director do DEEC (Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores) da FEUP (1987-1990); Director do MEEC da FEUP (1986-1998); Director da LEIC/ MIEIC da FEUP (2001-2008); Presidente da Assembleia de Representantes da FEUP (1990-1996); Membro do Conselho Científico da FEUP (2001-2010); Membro do Conselho Pedagógico da FEUP (2001-2008); Delegado nacional efectivo do programa DELTA da União Europeia (1988-1992); Docente da FCTUC (1972-1977); Docente da UMinho (1978-1982); Docente da FEUP desde Junho de 1982.
Os seus interesses são nas áreas da Qualidade de Software, Melhoria de Processos de Software, Factores humanos em Engenharia de Software e Empreendedorismo e inovação e foi nestas áreas que desenvolveu a sua atividade de investigação. Várias vezes reconhecido ao longo do seu percurso, com destaque para o ‘IEEE Third Millenium Award’ (2000), distinção ‘Personalidade do Ano em Engenharia de Software’ (2016), pelo grande impulso dado ao setor das TIC e mesmo à economia nacional, distinção da OERN (2017) pelo seu contributo em prol do desenvolvimento da engenharia em Portugal. 

Encerrará os seminários do dia 5 de Junho

João M. P. Cardoso formou-se em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, em 1993, e obteve os graus de mestre e de doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, em 1997 e 2001, respetivamente. Atualmente, é Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e ainda investigador do INESC-TEC. Anteriormente, foi docente na Universidade do Algarve (1993-2006) e no IST/UTL (2006-2008). Foi investigador sénior do INESC-ID (2001-2009), e em 2001/2002, trabalhou no PACT XPP Technologies, Inc., em Munique, Alemanha.
Participou na organização de várias conferências internacionais. É coautor de dois livros (Elsevier e Springer), coeditor de dois livros da Springer e de três volumes da Springer LNCS. Foi também autor e/ou coautor de mais de 200 publicações científicas (incluindo artigos em revistas/conferências e patentes) sobre tópicos relacionados com compiladores, sistemas embebidos, computação reconfigurável, e computação de alto desempenho. É neste momento coordenador técnico do projeto ANTAREX (H2020 FET-HPC), tem participado em vários projetos de investigação, como co-coordenador científico do projeto REFLECT, financiado pelo FP7 UE (2010-2012) e como coordenador de vários projetos de I&D com financiamento nacional.
É membro sénior do IEEE, membro da IEEE Computer Society e membro sénior da ACM.
As suas áreas de investigação incluem técnicas de compilação, linguagens específicas de domínio, computação reconfigurável, arquiteturas específicas de aplicações e computação (embebida) de alto desempenho. 

Abrirá os seminários do dia 5 de Junho

Acompanha-nos em

© Copyright Doutoramento Medias Digitais 2018 - All Rights Reserved - Universidade do Porto