Tomás João aka Forest Dump reconhece na instalação um modo de se expressar, dividido entre a cidade e a natureza. Capta as acções da sociedade e projecta-as nas suas intervenções com a intenção de despertar a sua audiência. Neste evento, propõe-nos utilizar o e-waste para expressar o problema: a poluição! Em conjunto, faremos 5 pegadas a partir de resíduos electrónicos. Simbolizarão o rasto de poluição que os resíduos deixam no planeta se não forem encontradas soluções sustentáveis para estes materiais quando já não cumprem a sua função. Na base da solução está a consciencialização de todos de que o problema existe e precisa de solução. É por esse motivo que esta escultura será criada colectivamente, num workshop onde cada participante poderá dar uso à sua imaginação!
Elsa Agante é doutorada na área de Engenharia do Ambiente e Energia pelo Imperial College London (Reino Unido), com tese referente à utilização do metano produzido através da digestão anaeróbia de resíduos em pilhas de combustível (fuel cells) para a produção de energia. Previamente licenciou-se em Engenharia do Ambiente e obteve o grau de Mestre em Georrecursos, ambos pelo Instituto Superior Técnico. Exerceu funções na área de consultoria, gestão de projectos e de investigação e desenvolvimento durante 10 anos, tendo então integrado os quadros da Amb3E em 2010. Actualmente é responsável pela gestão da logística de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), de pilhas e acumuladores (RPA) e mais recentemente de embalagens, na região Norte e R.A.M., ao longo de toda a cadeia de valor, desde a recolha até ao tratamento e valorização em destino final. Enquanto gestora de projectos certificada, dinamiza vários projectos internos da Amb3E, nomeadamente ao nível da logística e da reutilização de equipamentos eléctricos e electrónicos, e assegura a organização da área operacional associada a campanhas de comunicação e sensibilização como é o caso da campanha “Escola Electrão”. Assegura ainda a representação da AmbE no grupo operacional de recolha no WEEE Forum e em projectos com financiamento europeu, ou submetidos a financiamento, como é o caso do ProSUM, COLLECTORS e PANORAMA.
Amb3E
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, entidade gestora da Rede Electrão, é uma associação privada sem fins lucrativos, responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA), anualmente gerados em Portugal. Desde 2017 é também entidade gestora de resíduos de embalagens (RE). A Amb3E é a entidade gestora de maior relevância a actuar em Portugal na área da responsabilidade alargada do produtor de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e de pilhas e acumuladores (PA), merecendo a confiança de mais de 1300 empresas deste sector de actividade. A Amb3E é também uma presença participativa nos fóruns europeus dirigidos ao desenvolvimento e implementação de boas práticas na gestão dos REEE e RPA. É membro doWEEE Forum desde 2006 e tem sido impulsionadora do organismo responsável pela definição de normativos de referência para a gestão operacional, designado por WEEELABEX. É ainda membro da organização Eucolight desde o seu início de formação em 2015 e que representa as entidades gestoras na área das lâmpadas e equipamentos de iluminação.
Acompanha-nos em