bootstrap modal popup

E-waste footsteps - art instalation workshop

Target: público geral; menores de 8 anos acompanhados pelos pais
Máx: 25 participantes


No workshop E-waste footsteps, Forest Dump, um jovem artista urbano já com trabalho reconhecido na área da sensibilização ambiental, criará em conjunto com os participantes uma instalação artística consistindo num conjunto de 5 "pegadas" de e-waste, que se pretende que reproduzam um rasto da ação do homem no planeta.

Tomás João aka Forest Dump reconhece na instalação um modo de se expressar, dividido entre a cidade e a natureza. Capta as acções da sociedade e projecta-as nas suas intervenções com a intenção de despertar a sua audiência. Neste evento, propõe-nos utilizar o e-waste para expressar o problema: a poluição! Em conjunto, faremos 5 pegadas a partir de resíduos electrónicos. Simbolizarão o rasto de poluição que os resíduos deixam no planeta se não forem encontradas soluções sustentáveis para estes materiais quando já não cumprem a sua função. Na base da solução está a consciencialização de todos de que o problema existe e precisa de solução. É por esse motivo que esta escultura será criada colectivamente, num workshop onde cada participante poderá dar uso à sua imaginação!

Basic Oscillators Workshop 

Target: público geral
Máx. 20 participantes


Nesta atividade serão criados osciladores para gerar som, com componentes eletrónicos reutilizados. Os basciladores poderão ser integrados na instalação artística.

Waste Scale Installation Workshop 

Target: público geral
Máx. 20 participantes


Esta atividade consiste no desenvolvimento de de uma balança interactiva que convida a audiência a participar colocando nela lixo electrónico. O efeito cumulativo do lixo colocado na balança vai interagir com o sistema, modificando o seu comportamento. A ideia é fornecer um objectivo claro aos participantes (por ex: vamos juntar 100 kg de lixo para manter a nossa máquina funcional). De acordo com o peso atingindo, a instalação irá gerar um ambiente sonoro poluído/limpo ou música ou qualquer outro produto de media: vídeo, texto, etc.

From Trash to Musical Automata

Target: público geral
Máx. 20 participantes


Este workshop visa a criação de pequenos autómatos musicais construídos a partir de equipamento electrónico em fim de vida, reapropriando componentes, nomeadamente actuadores, de impressoras, scanners, brinquedos, computadores velhos ou qualquer equipamento que contenha motores, ventoinhas ou solenóides. Para além dos componentes poder-se-á reciclar também fontes de alimentação para alimentar os componentes, bem como as próprias caixas e outros objectos que sirvam como elementos percussivos para criar os instrumentos. O objectivo será criar vários instrumentos musicais robotizados criando uma pequena orquestra que irá tocar automaticamente. No final os instrumentos ficarão para os participantes, sendo que iremos desenvolver pequenos circuitos para controlar o instrumento utilizando a plataforma Arduino

Actividade de sensibilização outdoor

Target: público geral
Máx. 20 participantes


Actividade de sensibilização outdoor (Target: público em geral) Inspirado no movimento plastic sundays, onde são organizadas limpezas de praia regulares com o objectivo de ativar a consciência coletiva perante o excesso de plástico no nosso planeta, apelando ao activismo permanente no sentido da redução drástica do consumo de plástico, essencialmente o descartável. Nesta actividade, iremos seguir o mesmo modelo e escolher uma zona nas redondezas do local da conferência e fazer uma acção de limpeza (por exemplo as beatas dos cigarros e plásticos). Serão fornecidas luvas reutilizáveis e sacos. O material recolhido pode ficar exposto no final. Incluirá ainda a demonstração das máquinas Precious Plastic, instalação de reciclagem criativa capaz de transformar resíduos plásticos em novos objetos úteis — by Opo’Lab

Handicraft workshop

Target: público geral
Máx. 15 participantes


O lixo eletrónico é um problema de saúde e ambiente para o qual todos contribuímos. O objectivo deste workhosp educativo é estimular a consciencialização social e ambiental acerca deste problema. O workshop divide-se em duas fases principais: A primeira consiste numa atividade teórica na qual os temas serão apresentados. Os participantes aprenderão sobre sustentabilidade e sobre o impacto do equipamento eletrónico no nosso planeta. A reflexão sobre o tema será encorajada. Os participantes aprenderão aquilo que podem ou não podem fazer com lixo eletrónico e onde o podem reciclar. A segunda será uma atividade prática na qual os participantes serão convidados a reaproveitar velhos componentes eletrónicos para trabalhos manuais, dando outra vida a objetos que, de outra forma, iriam para o lixo. Estes trabalhos podem incluir brincos, pulseiras, colares, porta-chaves ou suportes para lápis, por exemplo. Os participantes poderão levar as suas peças que fizerem e todos o equipamento eletrónico não utilizado será colocado nos coletores adequados.

Elsa Agante é doutorada na área de Engenharia do Ambiente e Energia pelo Imperial College London (Reino Unido), com tese referente à utilização do metano produzido através da digestão anaeróbia de resíduos em pilhas de combustível (fuel cells) para a produção de energia. Previamente licenciou-se em Engenharia do Ambiente e obteve o grau de Mestre em Georrecursos, ambos pelo Instituto Superior Técnico. Exerceu funções na área de consultoria, gestão de projectos e de investigação e desenvolvimento durante 10 anos, tendo então integrado os quadros da Amb3E em 2010. Actualmente é responsável pela gestão da logística de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), de pilhas e acumuladores (RPA) e mais recentemente de embalagens, na região Norte e R.A.M., ao longo de toda a cadeia de valor, desde a recolha até ao tratamento e valorização em destino final. Enquanto gestora de projectos certificada, dinamiza vários projectos internos da Amb3E, nomeadamente ao nível da logística e da reutilização de equipamentos eléctricos e electrónicos, e assegura a organização da área operacional associada a campanhas de comunicação e sensibilização como é o caso da campanha “Escola Electrão”. Assegura ainda a representação da AmbE no grupo operacional de recolha no WEEE Forum e em projectos com financiamento europeu, ou submetidos a financiamento, como é o caso do ProSUM, COLLECTORS e PANORAMA.

Amb3E
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, entidade gestora da Rede Electrão, é uma associação privada sem fins lucrativos, responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento e valorização de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA), anualmente gerados em Portugal. Desde 2017 é também entidade gestora de resíduos de embalagens (RE). A Amb3E é a entidade gestora de maior relevância a actuar em Portugal na área da responsabilidade alargada do produtor de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) e de pilhas e acumuladores (PA), merecendo a confiança de mais de 1300 empresas deste sector de actividade. A Amb3E é também uma presença participativa nos fóruns europeus dirigidos ao desenvolvimento e implementação de boas práticas na gestão dos REEE e RPA. É membro doWEEE Forum desde 2006 e tem sido impulsionadora do organismo responsável pela definição de normativos de referência para a gestão operacional, designado por WEEELABEX. É ainda membro da organização Eucolight desde o seu início de formação em 2015 e que representa as entidades gestoras na área das lâmpadas e equipamentos de iluminação.

"Video Junk" Workshop (Stop-Motion) 

Target: 6-12 anos / capacidade: 12, em 2 grupos de 6; 1º grupo: 6 - dos 6 aos 9 anos; 2º grupo: dos 10 aos 12


O objetivo deste workshop é usar os objectos obsoletos do dia-a-dia, lixo não-orgânico e outro tipo de resíduos que serão usados como as principais materiais para aprender a criar um vídeo stop-motion. Estes objetos podem ser personagens, cenários, adereços e ser usados até como fonte para os efetios sonoros do vídeo. O objetivo é desenvolver uma narrativa em torno do tema da "sensibilização" e usar o stop-motion como uma técnica para a realziação do vídeo. O workshop pode ser dividido na seguinte sequência:I. Redação de uma pequena história em torno do objeto; II. Seleção, criação ou "constução" os elementos do vídeo (personagens, cenários, adereços) usando os resíduos; III. Captura das imagens vídeo de acordo com a história; IV. Recolha dos sons para os efeitos sonoros/música/voz; V. Edição.

Acompanha-nos em

© Copyright Doutoramento Medias Digitais 2018 - All Rights Reserved - Universidade do Porto